quarta-feira, 4 de julho de 2012

São João é marcado pela paz, alegria e a mistura de ritmos

Estima-se que 20 mil pessoas/dia curtiram o Arraia do Chico 2012 nos dias 22, 23 e 24 de junho, ao som de mais de 12 atrações.
São João é marcado pela paz, alegria e a mistura de ritmos
O maior e melhor São João da Bahia foi marcado pela paz, alegria e a mistura de ritmos e estilos musicais. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas/dia curtiram o Arraia do Chico 2012 de São Francisco do Conde, nos dias 22, 23 e 24 de junho, ao som de mais de 12 atrações que embalaram o público cantando axé, sertanejo, romântico, pagode, samba e, como não poderia faltar, o autentico forró pé de serra. Nos dias 28 e 29 de junho, mais oito atrações irão animar sanfranciscanos e visitantes no município.
Abriram os festejos, os cantores Paulo Góes, a dupla César Menotti e Fabiano que apresentou um repertório romântico e inovou ao cantar músicas como: Super Fantástico, sucesso da Turma do Balão Mágico. O pagode da banda Harmonia do Samba também teve espaço garantido e como já era de se esperar, Xandy botou todo mundo para dançar.
No segundo dia de festa, 23, a escola de samba Unidos da Tijuca trouxe o ritmo do carnaval carioca para a orla da cidade. Após o desfile, a escola de samba subiu ao palco principal para dar um show de diversidade musical.
O público, que não ficou parado, lotou a Praça Maria do Benzê para conferir de perto o primeiro show do cantor Thiaguinho, depois da sua saída do Exaltasamba. Calcinha Preta fechou a segunda noite do Arraiá do Chico cantando antigos e novos sucessos de forró da banda que participou de todas as edições da festa.
Na noite de São João, o Trio Nordestino “esquentou” o publico com o seu autêntico forró pé de serra com zabumba, triângulo e sanfona. No segundo show do placo principal, sanfranciscanos e turistas cantaram junto as músicas com Michel Teló, que misturou sertanejo, balada, dance, axé, arrocha, pagode e outros estilos em uma apresentação muito dançante. A surpresa da noite ficou por conta da interpretação da música Someone Like You, da cantora e compositora britânica Adele. Também se apresentaram, as bandas Arreio de Ouro e Cavaleiros do Forró.
Além do palco principal foi montada uma estrutura com restaurantes, bares e muito forró no Caramanchão, que funcionou, todos os dias, até o final da festa com apresentação de quadrilha, samba e bandas de forró. A Tenda Cultural, casa de taipa que retrata a vida do sertanejo, foi um dos lugares mais concorridos do Arraiá do Chico.
O desfile, pelas ruas do município, dos blocos juninos também fez parte da programação. “Aborreceentes”, “Ai Se Eu Te Pego”, “Só As Delícias” e “É Muleke” colocaram o público para dançar até o anoitecer. O tema deste ano é Maria Bonita e Lampião e a Saga pelo Sertão. Em 2012 é comemorado o centenário da primeira grande mulher do cangaço.
Saiba tudo o que aconteceu nos três duas de festa através do site arraiadochico2012.com.br

Estrutura
O município de São Francisco do Conde registrou uma das festas mais tranquilas do estado, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Além do videomonitoramento, cerca de 100 policiais atuaram diariamente no efetivo local portando rádios comunicadores e detectores de metais. A segurança foi também reforçada na entrada da cidade. No circuito oficial foi montado um Posto de Comando Setorial e viaturas também realizam rondas nos bairros, garantindo o São João da paz.
Entre os inúmeros serviços da Prefeitura presentes na festa teve o Posto de Saúde, Acolhimento e Triagem, em que a equipe esteve apoiada por uma ambulância e pelas unidades do SAMU. Teve ainda o Posto de Vigilância à Saúde e Distribuição de Preservativos trabalha, com estimativa de distribuição de 7 mil preservativos, além do Observatório Racial que atuou com as atividades de combate à discriminação e homofobia. Os profissionais realizaram trabalhos educativos e de fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário