terça-feira, 9 de abril de 2013

Turismo como ferramenta de Inclusão Social

Prefeitura assina termo de adesão ao PRODETUR para melhorar e atrair os turismos náutico e cultural no município

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Na última quinta-feira, 04 de abril, a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, e os secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico – José Carlos Reis e Paulo César Costa e Silva, respectivamente, estiveram na solenidade de adesão ao Prodetur Nacional – programa financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que investirá US$ 85 milhões (R$ 170 milhões) na Zona Turística da Baía de Todos-os-Santos. Durante o encontro com prefeitos de outros 17 municípios da região, em Salvador, os gestores assinaram o termo de adesão e conheceram as propostas aprovadas pelo BID para melhorar a infraestrutura náutica da baía, na tentativa de transformar a área em um distrito turístico-cultural.
De acordo com o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, os principais objetivos do Prodetur são o de aumentar o fluxo turístico na Baía de Todos-os-Santos, incrementar o gasto dos visitantes, ampliar a taxa de permanência e gerar trabalho e renda para os moradores locais. Ainda segundo o secretário, a ideia do programa é integrar também a iniciativa privada, atraindo investidores para a região. A proposta foi apoiada pela prefeita Rilza Valentim “assim que iniciadas, essas ações irão fortalecer o turismo de nossa cidade e expandir a cultura sanfranciscana, que é tão rica, além de promover mais desenvolvimento econômico e social para a cidade. O Recôncavo tem muito a ganhar com a iniciativa”, destaca a prefeita.
Estão inclusos na ação os seguintes municípios: São Francisco do Conde, Cachoeira, Itaparica, Santo Amaro, Vera Cruz, Saubara, Madre de Deus, São Félix, Nazaré, Aratuípe, Jaguaripe, Maragojipe, Salinas, Muniz Ferreira, Candeias, Muritiba, Simões Filho e Salvador.
Estratégias
A matriz de investimentos do Prodetur Nacional inclui os seguintes itens: Estratégia do Produto Turístico; Comercialização dos Roteiros; Fortalecimento Institucional; Infraestrutura e Serviços; Gestão Socioambiental; Administração e Supervisão.
A maior parte dos recursos (R$ 110 milhões) está destinada à Estratégia do Produto Turístico, que visa dotar a Baía de Todos-os-Santos de equipamentos náuticos, através da implantação e recuperação de infraestrutura como bases náuticas, pontos de apoio, terminais hidroviários e marítimos, atracadouros e píeres. Os receptivos de turismo náutico irão reunir serviços como lan houses, restaurantes, bares, lojas de artesanato e lojas de equipamentos náuticos. De acordo com o projeto, serão implantadas quatro ou cinco bases náuticas, além de pontos de apoio, que são estruturas semelhantes, porém menores.

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