terça-feira, 23 de julho de 2013

III Conferencia Municipal de Politicas Publicas de Promoção da Igualdade Racial

III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial teve convidados ilustres

DEPIR_
A III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial foi aberta em São Francisco do Conde, na manhã desta quinta-feira, 18 de julho, com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por Uma São Francisco, Afirmativa, Igual e Participativa”.
O evento foi iniciado com a formação de uma mesa solene, composta pela secretária de Planejamento, Silmar Carmo, representando a prefeita, Rilza Valentim; a secretária de Cultura, Sandra Pitanga; o secretário de Desenvolvimento Social, Aloisio Oliveira; a secretária da Educação, Cristiana Ferreira; o chefe de gabinete da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), representando o governador Jaques Wagner, Ataíde Lima; o presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer de Santana; o deputado Estadual, Bira Coroa e Makota Valdina, representando os terreiros de matrizes africanas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, as conferências servem para que as pessoas discutam mudanças: “vimos recentemente diversos movimentos nas ruas do nosso país clamando por melhorias; agora estamos num ambiente em que podemos buscar isso. Aqui é para promovermos mudanças nas questões raciais”.
A secretária da Educação, Cristiana Oliveira, também destacou a importância da realização de conferências em São Francisco. “Temos aqui uma oportunidade importante de colocar em prática o que a gente acredita que pode acontecer. É o momento de fortalecer as discussões sobre a questão negra no nosso município”, destacou.
Após os discursos de abertura, formou-se a mesa debatedora com a presença do professor, atualmente vereador de Salvador e fundador do Instituto Cultural Steve Biko, Silvio Humberto; a defensora das tradições de origem africana reconhecida como mestra nos ambientes intelectuais nacionais e internacionais pela articulação entre a prática e a teoria da sabedoria bantu, Makota Valdina, e pelo etnólogo e aluno do curso de bacharelado em Administração Pública da UNILAB, Davi Cruz, que abordaram o tema central da Conferência.
Os discursos foram marcados por questionamentos e destaques para a questão da discriminação racial em todo país. “O Brasil se especializou em produzir desigualdades. Hoje o que vemos no nosso país é que riqueza tem cor, assim como pobreza também. Temos que atentar para o quanto o racismo está na base dessas desigualdades raciais. É necessário enfrentar o racismo e promover politicas de igualdade racial”, ressaltou o vereador Silvio Humberto.
Macota, por sua vez, seguiu a palestra questionando de que forma estão sendo postas em prática as mudanças sugeridas nas conferências anteriores. “Não adianta a gente fazer Conferência e não colocar as propostas em prática. Precisamos combater o racismo com coisas postas no papel, mas também com atitudes cotidianas”, finalizou.
Esta ação aconteceu no município como etapa territorial em preparação para as etapas regional e federal que acontecerão na sequência. O evento foi realizado no Mercado Cultural e segue com atividades até o final da tarde desta sexta-feira, 19 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário